slide

Visualizar

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

4 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS E DO SÃO FRANCISCO DE ASSIS

                 


                      

            No dia 4 de outubro é celebrado o Dia Internacional dos Animais, data escolhida por ser também o dia em que se celebra São Francisco de Assis, o santo padroeiro e protetor dos animais, segundo a Igreja Católica que conta que um dos membros [da conferência] teve uma visão do santo, então decidiram celebrar o Dia Internacional dos animais nesse dia

           Canonizado pelo papa Gregório IX dois anos depois de sua morte, Francisco de Assis foi um religioso italiano, fundador da Ordem dos Franciscanos.

           A data foi criada para sensibilizar a sociedade em relação à necessidade de proteger e preservar a natureza, e todas as espécies de animais.

          A celebração ganhou ainda mais força após 1978, quando foi criada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, pela Unesco. O documento afirma que os animais têm direito à proteção e respeito por parte do ser humano.]                                                                                                         

                                              ORIGEM   

            Filho de Pedro rico e próspero comerciante de uma loja de tecidos, de família nobre da Provença. e Dona Pica Bernardone, Francisco nasceu entre 1181 e 1182, na cidade de Assis, Itália.   Foi batizado em Santa Maria Maior com o nome de João (Giovanni). Mas quando Pietro Bernardone voltou de uma viagem à França, mudou de ideia e resolveu trocar o nome do filho para Francisco, prestando uma homenagem àquela terra. 

                                                   AMBIÇÕES

               Segundo a maioria dos biógrafos de São Francisco de Assis, o caráter e as qualidades melhores lhe vieram da mãe. Como todo jovem ambicioso de sua época, Francisco desejava conquistar, além da fortuna, também a fama e o título de nobreza, vivia uma vida boêmia.  Para tal, fazia-se necessário tornar-se herói em uma dessas frequentes batalhas. No ano de 1201, incentivado por seu pai, ele partiu para uma guerra que os senhores feudais haviam declarado contra a Comuna de Assis. Porém, os negócios de seu pai não lhe despertaram interesse, muito menos os estudos. O que ele queria mesmo era se divertir.
            Entre 1202 e 1205, encontramos um Francisco inquieto. Não é apenas a consequência de uma doença longa e misteriosa. É a inquietude de quem está incerto quanto ao sentido de sua vida. Ele decide ser cavaleiro e vai em nome da honra defender a Igreja e seus interesses, convocados pelo Papa Inocêncio III. 
            Desde uma malária adquirida na juventude até uma cegueira que o impedia de vislumbrar a beleza da criação. Sim, na história deste santo, se relata que, em 1219, em meio às Cruzadas, Francisco foi ao Oriente pregar o Evangelho e, nessa viagem, adquiriu uma doença nos olhos que o levou à cegueira

                                                  PÁSCOA

            Todos os anos, de 15 de agosto a 29 de setembro, São Francisco de Assis tinha o costume de preparar-se com uma quaresma de oração e jejum para a festa de São Miguel Arcanjo. No ano de 1224, ele teve a visão do Serafim alado e recebe os estigmas. 
Seu estado de saúde piora muito  Dizem que ele tinha doenças de estômago, fígado e baço. E eram doenças provavelmente ligadas a malária crônica que ele tinha e também à vida de penitência. 
 
                                                     MORTE

            Em 1224, decepcionado e doente, Francisco de Assis foi obrigado a moderar suas atividades. No mesmo ano renunciou a direção efetiva da irmandade que criara, e em companhia dos discípulos partiu em direção à floresta para viver em contato com a natureza.
Conta-se que, na floresta, em sua presença, os peixes saltavam da água e os pássaros pousavam em seus ombros. Certo dia, orando no alto do rochedo, desceu do céu um serafim de asas resplandecentes, trazendo nos braços uma cruz.
Quando a imagem desapareceu, Francisco percebeu marcas de sangue nas mãos e nos pés, como se tivessem sido atravessados por pregos. Doente, Francisco implora que o levem para Assis, onde quer morrer.
         A partir daí. Era final de agosto, em 1226, pede para ser levado à Porciúncula. No dia 3 de outubro, à tarde, São Francisco de Assis morreu cantando “mortem suscepit”. No domingo seguinte, foi sepultado na igreja de São Jorge, na cidade de Assis. 

ORAÇÃO SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.

                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pela visita espero que tenham gostado e se puderem postar um comentário ficarei muito feliz beijos a todos!!!